Logomarca

Enciclopédia de Finanças

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

criptomoeda

 Subconjunto das moedas digitais.

Meio  de troca que se utiliza de criptografia para assegurar transações e para controlar a criação de novas unidades da moeda. 

Ativo criptográfico que utiliza a criptografia como forma de permitir o tráfico seguro de dados, direcionado de determinado remetente a determinado destinatário, registrado em blockchain público. 

As criptomoedas existem apenas no meio virtual e podem ser utilizadas para aquisição de produtos ou serviços na internet ou como forma de investimento. 

O  bitcoin tornou-se a primeira criptomoeda descentralizada em 2009.

Desde então, inúmeras criptomoedas foram criadas. Não são conversíveis e não se consegue realizar trocas entre elas. 

As criptomoedas usam um sistema descentralizado, evitando sistemas centralizados como o sistema bancário. 

O controle descentralizado relaciona-se com o uso do blockchain no papel de livro de registros. Cada blockchain tem um nicho específico.

No Brasil, decisão da CVM impede que os fundos realizem aplicações financeiras em criptomoedas,  que não se caracterizam como ativos financeiros.

NOTE BEM:

  "A posição do Banco de Israel é que moedas virtuais deveriam ser vistas como ativo financeiro”.

" O banco central de Israel está estudando a questão das criptomoedas, mas não há muito a aprender com o que existe globalmente, pois nenhum regulador em qualquer lugar do mundo emitiu diretrizes para o sistema bancário  sobre como agir em relação às atividades dos clientes em moedas virtuais. Há uma dificuldade real na emissão de diretrizes abrangentes ao sistema em relação à maneira correta de estimar, gerenciar e monitorar os riscos inerentes a essa atividade.  Além dos riscos para o cliente também há riscos de conformidade para o banco."

(parcialmente condensado do Wikipedia)

Veja também: