blockchain
cadeia de blocos
Tecnologia que envolve um tipo de banco de dados onde os registros são organizados em blocos.
É o banco de dados de registros distribuídos ou um livro-razão, acessível em redes públicas ou permissionadas, de todas as transações ou eventos digitais que foram executados e compartilhados entre os participantes da rede.
Cada transação no livro-razão é verificada por consenso de uma maioria dos participantes do sistema. E, uma vez validadas, as informações não podem ser apagadas. Essa tecnologia confere mais segurança, integralidade e poder distribuído às transações digitais.
Cada bloco é encadeado a outros blocos através de uma rede compartilhada, em blocos de informação criptografada, formando uma cadeia de blocos conhecida como ledger (ou livro-razão).
Ele é utilizado como um registro único e consolidado de toda a informação que foi transacionada. Pode ser utilizado em qualquer processo de troca ou registro de informações que representam valores para a sociedade. Todas as máquinas têm acesso a uma cópia do conteúdo e é impossível apagar uma informação depois que ela entra no sistema.
Em instituições financeiras pode ser utilizado para transações, remessas internacionais, negociação de ativos, empréstimos e crowdfunding. Os resultados práticos são mais transparência e um risco menor de fraude.
Os custos com relatórios financeiros podem cair a partir da otimização de dados. Já os investimentos em compliance podem ser menores, graças à garantia de transparência.
(fonte: e-book da B3)