bitcoin

Moeda digital criada em 2009 por Satoshi Nakamoto (nome provável de um grupo de programadores japoneses).

É gerada matematicamente por computadores que operam com software livre.

Na Wikipedia, é definida como "uma criptomoeda onde a criação e transferência é baseada em protocolos código aberto de criptografia que é independente de qualquer autoridade central.

Um bitcoin pode ser transferido por um computador ou smartphone sem recurso a uma instituição financeira intermediária".

O processo de compra segue este passo-a-passo:

  • realiza-se uma compra com bitcoins: o dono da moeda envia ao comerciante a sequência numérica que identifica a moeda;
  • em vez de ser processada por um banco (ou operadora de cartões),a transação é distribuída para todos os computadores ligados à internet que tenham o software instalado;
  • os computadores verificam se a sequência numérica informada corresponde a uma bitcoin do pseudônimo que enviou a ordem de compra;
  • caso positivo, a propriedade daquela sequência numérica é transferida para o pseudônimo do comerciante.

enfin. Ativo criptográfico criado em 2010 utilizando-se da tecnologia blockchain, que também pode ser usado como meio de pagamento instantâneo, independentemente do país de origem da transação e sem a intervenção de instituições financeiras ou de governos. 

Também não é emitido por nenhum país, tampouco regulado por autoridade monetária. Pagamentos com bitcoins podem ser feitos por qualquer pessoa, sem necessidade de conta em instituição bancária. Também não há limite mínimo nem máximo de valor.

(fonte: Revista Capital Aberto)

Veja também:

Gostou dessa explicação?

Sim
Não