value investing
Técnica de seleção de ações para investimento que seleciona boas ações a preços muito atraentes, em vez de bons preços de ações atraentes.
O investidor que escolhe essa forma de operar busca encontrar ações que estejam abaixo de seu valor intrínseco, ou que o mercado esteja subavaliando.
Ele objetiva com isso alcançar lucros maiores quando o mercado evidenciar tendência de alta, entendendo-se que não é fácil estimar o valor intrínseco, já que ele é resultado de uma avaliação pessoal do investidor ou do analista.
enfin. A estratégia de investimento de valor, ou “value investing”, criada por Benjamin Graham nos idos de 1930, foi popularizada por Warren Buffett, bilionário dono do conglomerado de investimentos Berkshire Hathaway. Segundo o magnata, “Preço é o que você paga. Valor é o que você leva”.
Assim, o principal objetivo do investimento de valor é encontrar ações de empresas sólidas, com bons indicadores de desempenho, mas que estão subprecificadas.
“Os preços de mercado não refletem a lucratividade corrente da empresa. A ideia é pagar barato por negócios que valem mais do que o valor de mercado deles”, assevera um analista.
Existem diversos fatores que podem levar a essa subprecificação, como influências externas do mercado como um todo, períodos cíclicos de baixa, mudanças políticas e até notícias negativas sobre a empresa.
Porém, essas interferências não chegam a alterar as suas perspectivas de longo prazo.
(condensado de Forbes)