taxa de administração

Porcentual fixo que incide sobre o patrimônio líquido do fundo ou do clube de investimentos, cobrado pelo administrador como remuneração pelos serviços prestados.

A taxa de administração, a taxa de e o montante de despesas operacionais e administrativas são fatores que devem ser levados em consideração ao avaliar os resultados de um fundo de investimentos.

Estes valores são fixados pelos administradores de fundos de investimentos em função da sua competitividade, do perfil dos investidores e da quantidade e qualidade dos serviços oferecidos.

O administrador de fundos de varejo (isto é, não destinados exclusivamente a investidores qualificados), que adquire cotas de outros fundos de investimento, pode estabelecer em seu regulamento:

  • uma taxa de administração máxima, compreendendo a taxa de administração dos fundos em que investiu, e
  • uma taxa de administração mínima, que não inclui a taxa de administração dos fundos em que invista, caso em que o prospecto e qualquer material de divulgação que efetue comparação de qualquer natureza entre os fundos, deve referir-se, na comparação, apenas à taxa máxima, permitida a referência, em nota, à taxa mínima e à taxa total efetiva em outros períodos, se houver.
  • nos planos de previdência complementar, a taxa de administração é adicionada, normalmente, de uma taxa de gestão financeira.

Gostou dessa explicação?

Sim
Não