plano de previdência complementar

Plano de formação da poupança previdenciária.

enfin. Pode apresentar uma destas formas:

  • BD - Plano de Benefício Definido: quando o participante contribui hoje sabendo quanto vai receber quando da aposentadoria. Sua contribuição mensal é reflexo de quanto ele irá receber no futuro. Riscos e resultados dos investimentos são assumidos pelo empregador. Utilizado apenas por fundos de pensão.
  • CD - Plano de Contribuição Definida: plano de acumulação de capital, onde o benefício será diretamente proporcional ao que foi acumulado e capitalizado ao longo do tempo.Pressupõe que o participante terá o seu benefício proporcional ao que foi acumulado e capitalizado ao longo do tempo.Riscos e resultados dos investimentos são assumidos pelos empregados. Utilizado por fundos de pensão e basicamente pelas empresas de previdência aos seus clientes através de PGBL, VGBL, FAPI, etc.
  • BPD - Plano de Benefício Proporcional Diferido: regime que permite aos participantes de um fundo de pensão permanecerem no fundo mesmo se deixarem de contribuir, tendo direito a benefícios proporcionais ao tempo de contribuição. Para beneficiar-se do BPD, o participante não deve ainda ter condições de se aposentar, e deve comprovar cinco anos de contribuição para o fundo, no mínimo

Gostou dessa explicação?

Sim
Não