Madoff, pirâmide de

Captação fraudulenta de recursos criada e operada por Bernard Madoff, ex-presidente da bolsa eletrônica Nasdaq, de Nova York.

Nas proximidades do Natal de 2008, os valores da operação se aproximavam dos US$ 50 bilhões, ainda por serem confirmados.

enfin. O esquema de Madoff atraiu capitais de hedge funds espalhados por todo o mundo, desde um fundo de pensão sul-coreano ao plano de pensão dos funcionários da prefeitura de uma pequena cidade de Connecticut, nos Estados Unidos.

Investidores brasileiros também foram atraídos pelas “vantagens” do esquema, com recursos captados através de corretores brasileiros e estrangeiros.

Grandes bancos da Inglaterra, França, Espanha e Japão criaram fundos alimentadores da fraude de Madoff.

Para criar condições de captar investimentos menores, da ordem dos US$ 50 mil, estes bancos emitiram títulos próprios para atrair esses investidores, repassando a eles as garantias de rendimento , mas coobrigando-se nessas garantias.

Os bancos alegam que cuidaram de todos os aspectos de avaliação da segurança do investimento, mas fica evidente que o fizeram pro forma, sem aprofundar qualquer investigação a respeito e sem cuidar dos detalhes de due diligence.

Gostou dessa explicação?

Sim
Não