FED - Federal Reserve System

Banco central dos Estados Unidos, criado pelo Congresso em 1913.

Opera o sistema nacional de pagamentos, distribui a moeda nacional, supervisiona e regulamenta o sistema bancário e serve como banco para o Tesouro dos Estados Unidos.

enfin. Realiza duas funções básicas:

  • é o banco dos bancos, ao acolher depósitos da rede bancária e realizar a compensação de cheques em âmbito nacional
  • controla a política de crédito na economia do país.

Todos os bancos nacionais e a maioria dos bancos estaduais fazem parte do sistema, e o FED regulamenta o recolhimento compulsório de parte das reservas bancárias junto aos seus bancos de reserva.

O FED não é um banco central como os demais: ele divide-se em 12 bancos da reserva federal, de controle privado e administração autônoma, localizados em Atlanta, Boston, Chicago, Cleveland, Dallas, Kansas City, Minneapolis, Nova York, Philadelphia, Richmond, St. Louis e São Francisco.

É administrado por uma junta governativa de sete membros, indicados pelo presidente da República e aprovados pelo Senado.

A junta determina a política monetária dos Estados Unidos, que exerce influência direta sobre o emprego, a inflação e os níveis da atividade econômica.

Além disso, administra o controle de emissões de moeda, regula a atividade dos bancos-membros, decide sobre a rede de agências desses bancos e sobre as operações de compra e fusão de bancos.

O FED atua ainda na compra e venda de moeda estrangeira, ouro e títulos federais norte-americanos.

Gostou dessa explicação?

Sim
Não