ethereum

  Plataforma descentralizada capaz de executar contratos inteligentes e aplicações descentralizadas usando a tecnologia blockchain

Estas aplicações funcionam exatamente como programadas sem qualquer possibilidade de censura, fraude ou interferência de terceiros, porque o contrato é imutável. 

Utiliza tecnologia blockchain capaz de armazenar registros de transações num arquivo semelhante a uma planilha pública, distribuída e de segurança garantida por criptografia.  

As transações publicadas no blockchain são verificadas e validadas pelos próprios usuários num processo conhecido como mineração, que ocorre via execução de códigos de natureza criptográfica. 

O sistema pode funcionar num protocolo distribuído, recompensando seus usuários pelo poder computacional empregado por eles. Contratos inteligentes "assinados" no blockchain do Ethereum e a mineração são pagos em ether, o combustível da plataforma.

O Ethereum visa levar a tecnologia do blockchain e os contratos inteligentes para tudo que possa ser programado. 

O princípio é que toda transação, registro, execução de código distribuído, assinatura de contrato digital, ou qualquer outra aplicação que seja executada na rede do Ethereum seja paga em ether, sendo assim, o Ethereum pode ser considerado um grande computador (de escala planetária) no qual usuários pagam pela quantidade de recurso utilizado. 

(condensado de Wikipedia)    

Veja também:

Gostou dessa explicação?

Sim
Não