Black Tuesday

Quinta-Feira Negra (24 de outubro de 1929) 

Dia de crash da Bolsa de Valores de Nova York, que desencadeou uma das mais devastadoras crises econômicas da história dos Estados Unidos, que se estendeu até 1933. 

enfin. Essa data marca o início dos 12 anos da Grande Depressão, que afetou todos os países ocidentais industrializados até a eclosão da II Guerra Mundial.  

Nesse dia, as bolsas perderam 11,73% do seu valor com negociações muito fortes. Um dia antes o índice já havia despencado 12,82%, e 6.091.870 títulos financeiros foram rapidamente vendidos no mesmo dia, tornando-se o terceiro maior volume de negócios da história da bolsa.  

A Depressão ocorreu por causa do crash da bolsa, e também por outros eventos da economia real: houve grande perturbação da atividade econômica, escassez súbita na oferta de bens e serviços, queda brusca na produção, falência de empresas, mais de 14 milhões de desempregados, redução geral nos salários.  

Ocorreu a diminuição do consumo: as indústrias cresciam, o poder aquisitivo da população não. Ou seja, aumentavam as ofertas e diminuíam os compradores, fazendo várias indústrias falirem. 

Para enfrentá-la, o presidente Franklin Delano Roosevelt, eleito em 1933, lançou o programa econômico New Deal, que buscou refazer a prosperidade do país.  

Controlou o sistema financeiro, decretou o embargo do ouro e desvalorizou o dólar em relação ao ouro (de US$ 20,67 para US$ 35,00 por onça troy).  

Lutou contra o desemprego criando mais de meio milhão de empregos no reflorestamento do país, encarregando o exército – comandado pelo general Douglas MacArthur – de administrar essa área.     

Gostou dessa explicação?

Sim
Não