BIRD - Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento

Instituição pública internacional, concede recursos a governos e a grandes empresas, mediante garantias oficiais, para projetos de desenvolvimento econômico e assistência técnica.

enfin. O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) foi criado em 1945 e conta com 180 países membros.

Juntamente com a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), instituída em 1960 e destinada a prover assistência concessional aos países de menor desenvolvimento relativo, o BIRD constitui o Banco Mundial, organização que tem como principal objetivo a promoção do progresso econômico e social dos países membros, mediante o financiamento de projetos com vistas à melhoria da produtividade e das condições de vida desses países.

O BIRD utiliza recursos obtidos principalmente no mercado internacional de capitais, mas também possui recursos próprios.

Somente os países membros do Fundo Monetário Internacional - FMI - podem fazer parte do BIRD. Em 1956, foi estabelecida a Corporação Financeira Internacional (IFC), cuja função básica é promover o desenvolvimento econômico dos países membros através do crescimento e fortalecimento do setor privado. A IFC não aceita garantias governamentais para os projetos financiados e também atua mediante a compra de participações em investimentos privados.

Em 1988, criou-se a Agência Multilateral de Garantias de Investimentos (MIGA), que objetiva oferecer garantias contra riscos não-comerciais para investimentos estrangeiros nos países membros. O Banco Mundial, a IDA e a MIGA formam o Grupo Banco Mundial. Ainda que os quatro organismos sejam instituições legalmente e financeiramente separadas, compartilham serviços administrativos do BIRD e, no caso da IDA, também recursos de pessoal.

Para o desenvolvimento de suas atividades o BIRD conta com um presidente e um corpo de 24 diretores-executivos, apontados ou eleitos pelos países ou por grupos de países membros.

A Assembléia de Governadores, formada geralmente por ministros da economia ou de finanças, reúne-se anualmente, ocasião em que são revistas as atividades do ano fiscal precedente e traçadas as linhas gerais de atuação do Banco para o período seguinte.

A redução da pobreza e a promoção do desenvolvimento sustentável são os focos da atuação do BIRD, que tem se dedicado crescentemente à promoção da gestão governamental eficaz e do fortalecimento da sociedade civil, do investimento em setores de infra-estrutura e serviços e do incentivo ao desenvolvimento do setor privado.

O Governador do Brasil no BIRD é o Ministro da Fazenda e o País possui 1,67% do capital do Banco. À diretoria executiva da constituency integrada pelo Brasil (juntamente com Colômbia, Equador, Filipinas, Haiti, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago) correspondem 3,17% dos votos do organismo.

O BIRD possui três escritórios no Brasil (Brasília, Cuiabá e Recife).

Veja também:

Gostou dessa explicação?

Sim
Não