Fundo Monetário Internacional - FMI

Organismo internacional com 184 países membros, com objetivo de promover a cooperação monetária internacional, estabilidade cambial e acordos cambiais ordenados, estimular o crescimento econômico e altos níveis de emprego, e proporcionar assistência financeira temporária a países para auxiliar os ajustamentos dos balanços de pagamentos.

enfin. O Fundo Monetário Internacional foi criado em 1945 e tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, notadamente através da promoção da cooperação e da consulta em assuntos monetários entre os seus 181 países membros.
Juntamente com o BIRD - Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, o FMI emergiu das Conferências de Bretton Woods como um dos pilares da ordem econômica internacional do pós-Guerra.

O FMI objetiva evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos e nos sistemas cambiais dos países membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais. O Fundo favorece a progressiva eliminação das restrições cambiais nos países membros e concede recursos temporariamente para evitar ou remediar desequilíbrios no balanço de pagamentos.

Além disso, o FMI planeja e monitora programas de ajustes estruturais e oferece assistência técnica e treinamento para os países membros.

O Brasil é país membro fundador do FMI e possui hoje 1,409% do poder de voto do organismo. 

À constituency (conjunto eleitoral) brasileira, integrada por mais oito países (Colômbia, Equador, Guiana, Haiti, Panamá, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago) correspondem 2,46% dos votos do organismo.

O Governador do Brasil no Fundo é o Ministro da Fazenda e o Governador substituto é o presidente do Banco Central.

Ao Brasil cabe a indicação do diretor-executivo de sua constituency


Gostou dessa explicação?

Sim
Não