Logomarca

Enciclopédia de Finanças

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

banco central autônomo

Banco Central que possui autonomia.

A autonomia configura-se pela estabilidade de seus dirigentes, que não podem ser demitidos ao arbítrio do presidente da República. Essa condição, em tese, os libera de qualquer pressão política na tomada de decisões.

Embora desvincule o BC do Ministério da Economia e de qualquer outro, a indicação do seu presidente e dos oito diretores será feita pelo presidente da República, ainda que sujeita à aprovação pelo Senado.

O mandato do presidente do BC começará no primeiro dia do terceiro ano do mandato do presidente da República. Os diretores serão nomeados aos poucos, um a cada ano de governo. Todos terão mandato de quatro anos, mas poderão ser reconduzidos. Assim, o presidente do Banco Central indicado pelo presidente da República em seu último ano de mandato poderá ser novamente indicado, pelo mesmo presidente, se este for reeleito, para mais um mandato.

enfin: -  Além da União Europeia – zona do Euro -, com seus 27 países, outros 24 têm Bancos Centrais autônomos ou independentes. A maioria adota a autonomia, na qual o Banco Central controla, mas não define metas. Na independência, presente em países como EUA, Inglaterra e Japão, o próprio BC define e controla as metas de inflação, de desemprego e de flutuação econômica. No Brasil, a meta de inflação continuará sendo definida pelo Comitê de Política Monetária, composto por dois representantes do Ministério da Economia e um do Banco Central. 

(Condensado do Diário do Comércio)

Veja também: