Logomarca

Enciclopédia de Finanças

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

South Sea Bubble

Bolha dos Mares do Sul

Companhia dos Mares do Sul foi uma empresa privada formada em 1711 em Londres, com direitos de comércio com a América do Sul, onde o comércio de escravos atraía capitais de toda a Europa. 

O objeto social da companhia foi aos poucos se alargando para novas atividades, até que, no final da década, o governo inglês, sobrecarregado por dívidas de guerra, sentiu-se atraído pela oferta da companhia, de assumir parte da dívida nacional. Políticos vorazes encamparam a ideia, e as ações da companhia cresceram mais de 1.100%, saindo de 128 para mais de 1.050.

O clime de especulação explodiu no país, e chegou ao ponto de uma empresa atrever-se a anunciar "uma grande vantagem, que ficaria em completo segredo". Com isso vendeu milhares de ações... 

Foi em 1720 que os investidores acordaram, e começaram a tentar livrar-se das ações da companhia. Uma orgia de vendas trouxe seu valor de volta aos níveis de 100. 

Milhares de pessoas perderam tudo, muitos se suicidaram. O Postmaster General envenenou-se. Os livros da companhia foram mutilados. Descobriu-se que 462 parlamentares dos "comuns" e 122 dos "lordes" estavam envolvidos nas falcatruas. 

A bolha (the bubble) havia estourado. 

(fonte: História dos Povos de Língua Inglesa, de Sir Winston Churchill)