sistemas de pesos e medidas

Conjunto de normas que regem diferentes pesos e medidas, que referenciam negociações com commodities.

Os principais sistemas são:

  • Sistema Internacional de Unidades (antigo Sistema Métrico Decimal): administrado pela Academia de Ciências da França, é um sistema de base 10: os múltiplos sempre são 10 vezes maiores. Determina suas unidades básicas em termos de quantidades atômicas absolutas. A unidade básica é o metro, equivalente ao comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo. O segundo equivale a 9.192.631.770 ciclos de radiação emitda por átomos de césio-133. Somente o quilograma ainda é definido em termos de um paradigma físico: equivale à massa do protótipo internacional do quilograma, que é um cilindro de uma liga de platina e irídio a 10%, com 39 milímetros de diâmetro e 39 milímetros de altura, depositado no Bureau International de Poids et Mesures, em Paris.
  • Sistema Imperial Britânico de Pesos e Medidas, com origem no século XVII, é o primeiro sistema internacional. Sua origem principal é o sistema Avoirdupois.

EnFin. Os ingleses passaram a usar três sistemas básicos:

  • Avoirdupois - do francês arcaico aver de peis, ter peso, esse sistema vigorou na Inglaterra desde o século XIV. Baseia-se na libra-peso (453,59 gramas) de 16 onças (28,35 gramas), ou 7.000 grãos. A tonelada equivale a 2.000 libras
  • Troy - originário das feiras mercantis da cidade de Troyes, na França, foi largamente usado no passado. Posteriormente, passou a servir apenas como sistema de peso para metais preciosos. Baseia-se na onça (31,103 gramas) de 480 grãos (0,0648 gramas). Diversamente do sistema avoirdupois, a libra troy tem apenas 12 onças.
  • Apothecary - o sistema dos boticários, baseia-se na libra de 5.760 grãos, com 12 onças por libra, tendo sido usado na pesagem de drogas e remédios. É ainda o sistema de medidas líquidas usado na indústria, onde 1 galão vale 8 pints, e 1 pint vale 16 onças.

Gostou dessa explicação?

Sim
Não