Logomarca

Enciclopédia de Finanças

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Rodada Doha

Resultado da IV Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), ocorrida em Doha, no Catar, em novembro de 2001, que estabeleceu os parâmetros para o início de uma nova rodada de negociações mundiais de comércio buscando diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, e tornar as negociações mais justas entre todos os países.

A rodada Doha teve negociações em reuniões subseqüentes, nas cidades de Cancun, Genebra e Paris.

enfin: Na Rodada Doha se fixou o chamado "mandato de Doha", pelo qual as necessidades dos países em desenvolvimento, em especial a segurança alimentar e o desenvolvimento rural, deverão ser levadas em consideração em todo acordo comercial internacional.

A princípio, a nova rodada deveria durar três anos.

Foi prorrogada até 2007, e estabeleceu uma agenda negociadora considerada ambiciosa - superando, inclusive, a cobertura de temas da Rodada Uruguai.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi instituída no final da Rodada Uruguai, em 1994, e começou a funcionar oficialmente a partir de janeiro de 1995, com sede em Genebra.
A agenda não avançou na 5ª Reunião Ministerial, em 2003 em Cancun, no México. Estados Unidos e Europa se acertaram num manifesto sobre Agricultura e os países em desenvolvimento deveriam simplesmente aderir.

Desde então, Estados Unidos, União Européia, Brasil, Índia e Austrália vem comandando as negociações e influenciando os rumos da Rodada Doha.

Veja também: