Rodada Doha

Resultado da IV Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), ocorrida em Doha, no Catar, em novembro de 2001, que estabeleceu os parâmetros para o início de uma nova rodada de negociações mundiais de comércio buscando diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, e tornar as negociações mais justas entre todos os países.

A rodada Doha teve negociações em reuniões subseqüentes, nas cidades de Cancun, Genebra e Paris.

enfin. Na Rodada Doha se fixou o chamado "mandato de Doha", pelo qual as necessidades dos países em desenvolvimento, em especial a segurança alimentar e o desenvolvimento rural, deverão ser levadas em consideração em todo acordo comercial internacional.

A princípio, a nova rodada deveria durar três anos.

Foi prorrogada até 2007, e estabeleceu uma agenda negociadora considerada ambiciosa - superando, inclusive, a cobertura de temas da Rodada Uruguai.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi instituída no final da Rodada Uruguai, em 1994, e começou a funcionar oficialmente a partir de janeiro de 1995, com sede em Genebra.
A agenda não avançou na 5ª Reunião Ministerial, em 2003 em Cancun, no México. Estados Unidos e Europa se acertaram num manifesto sobre Agricultura e os países em desenvolvimento deveriam simplesmente aderir.

Desde então, Estados Unidos, União Européia, Brasil, Índia e Austrália vem comandando as negociações e influenciando os rumos da Rodada Doha.

Gostou dessa explicação?

Sim
Não