PRI - Princípios para o Investimento Responsável

Iniciativa de investidores em parceria com a Iniciativa Financeira do Programa da ONU para o Meio-Ambiente (UNEP FI) e o Pacto Global da ONU.

Os Princípios para o Investimento Responsável (PRI) foram criados por um grupo internacional de investidores institucionais e refletem a crescente relevância das questões ambientais, sociais e de governança corporativa para as práticas de investimento.

Os PRI, com o apoio da ONU trazem maior clareza para a relevância financeira dos temas ambientais, sociais e de governança (ESG), fornecendo um modelo para que a comunidade mundial de investimento contribua com o desenvolvimento de um sistema financeiro mais estável e sustentável.

Os seis princípios do PRI são:

  • Incorporar os temas ESG às análises de investimento e aos processos de tomada de decisão
  • Ser pró-ativo e incorporar os temas ESG às políticas e práticas da propriedade de ativos
  • Buscar sempre fazer com quem as entidades nas quais se investe divulguem suas ações relacionadas aos temas ESG
  • Promover a aceitação e implementação dos Princípios dentro do setor de investimento
  • Ampliar a eficácia na implementação dos Princípios
  • Divulgar relatórios sobre atividades e progresso da implementação dos princípios.

enfin. Segundo declarações so secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, "“O PRI trabalha em conjunto com sua rede internacional de signatários para colocar em prática os seis Princípios para o Investimento Responsável. O objetivo dos Princípios é compreender as implicações do investimento sobre temas ambientais, sociais e de governança, além de oferecer suporte para os signatários na integração desses temas com suas decisões de investimento e propriedade de ativos”.

Gostou dessa explicação?

Sim
Não