passthrough

Efeito do repasse das variações cambiais sobre o sistema de preços internos.

enfin. O efeito das variações cambiais sobre um sistema de preços manifesta-se quase sempre em relação:

  • à defasagem de tempo até que a variação cambial contamine o sistema
  • ao grau de intensidade das variações cambiais sobre os preços internos

A conjuntura da economia determina o espaço de tempo em que a variação cambial influencia novas tabelas de preços. Mesmo nos casos em que novos preços são mais sujeitos à variação cambial, o poder de compra da sociedade pode servir de amortecedor, diluindo o impacto cambial por prazos mais longos. Em circunstâncias diversas, os preços podem alterar-se em prazos excepcionalmente curtos, e a insegurança conduz, historicamente, à antecipação das correções de preços.

Por seu turno,o grau de intensidade das variações cambiais sobre os preços internos é percebido basicamente em função do grau de abertura comercial do país, medida pela relação comércio exterior / PIB - Produto Interno Bruto. Economias mais fechadas tendem a amortecer mais o impacto da variação cambial, reduzindo o reflexo dessa variação sobre o sistema de preços internos. O impacto maior recai sobre produtos e serviços exportados ou importados, refletindo em toda a cadeia de produção onde eles são utilizados.

O efeito soja, por exemplo, encarece o óleo e o farelo, aumenta o custo de rações animais, e se reflete no consumo de carnes. Já o grupo de bens de serviços, como aluguéis, escolas, serviços médicos, é contaminado com menor intensidade e em prazos normalmente mais longos.Ao final, o repasse das variações cambiais afeta os indicadores econômicos, entre eles os índices de preços, que por sua vez influenciam os contratos e a atividade econômica em geral, resultando em inflação.

Gostou dessa explicação?

Sim
Não