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Enciclopédia de Finanças

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nearshoring

ou neashore outsourcing 

Prática de terceirização de certas funções da empresa para instalações em países próximos.

A proximidade do cliente e do fornecedor da terceirização facilita a interação entre as duas partes em ocasiões, e em alguns casos também pode ajudar a reduzir o risco de barreiras culturais ou linguísticas que afetam negativamente a relação de trabalho.

Embora haja exceções, o nearshoring frequentemente requer a terceirização dos serviços prestados por uma empresa sediada em um país vizinho. 

enfin:  O estabelecimento de uma estratégia de nearshoring será influenciado por uma série de fatores.

Fatores como os respectivos fusos horários das duas partes podem ser importantes, além de sua proximidade geográfica relativamente próxima. Isto significa que uma empresa baseada na costa oeste dos Estados Unidos pode preferir terceirizar para uma empresa baseada na fronteira oeste do México. Uma empresa baseada em Chicago, por outro lado, pode preferir terceirizar para um parceiro canadense que também esteja no fuso horário central. 

Quando se trata de nearshoring, o idioma e a cultura podem desempenhar um papel importante. Isto é especialmente verdadeiro quando se trata de terceirização de funções de atendimento e suporte ao cliente. Como as barreiras linguísticas podem obstruir a comunicação, uma empresa pode optar por terceirizar a função para um local em um país vizinho onde a maioria dos clientes da empresa fala o mesmo idioma que aqueles que prestam atendimento e assistência ao cliente. 

Isto reduz as chances de os clientes ficarem insatisfeitos com a incapacidade de um representante de serviços de se comunicar efetivamente e encerrar a relação comercial em favor dos serviços de um concorrente. 

(Condensado de LBE School)