Logomarca

Enciclopédia de Finanças

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

mitigar

Reduzir ou aliviar o efeito de algo. 

A mitigação de riscos se refere às estratégias adotadas por uma empresa para identificar potenciais riscos e ameaças – operacionais ou processuais – advindos da tomada de decisão e atuar de forma a minimizar seus impactos nas operações do negócio. 

Trata-se de um processo preventivo. 

enfin:  A mitigação de riscos pode envolver uma série de etapas. Esse roteiro vai depender do tipo de empresa e do seu segmento de atuação. Por isso, não existe fórmula pronta. Algumas etapas, porém, são fundamentais. São elas:

  • Diagnóstico: avaliar o ambiente interno e identificar as áreas que estão mais expostas a riscos.
  • Mapeamento: após o diagnóstico das áreas mais expostas, é hora de identificar o tipo de risco que pode acometer cada um dos setores e mapear as formas de controle.
  • Definição de níveis de prioridade: ponto fundamental para direcionar esforços e recursos, essa fase passa pela previsão do impacto dos riscos mapeados nas operações da empresa e a definição de quais riscos vale a pena correr.
  • Elaboração de plano de ação: é a mitigação de riscos na prática. Como vimos, cada tipo de risco exige uma intervenção diferente, que vai desde a elaboração de novos códigos de ética e conduta à realização de auditorias nos departamentos, por exemplo.
  • Prevenção e monitoramento: identificados e combatidos os riscos iminentes, também é preciso contar com um bom plano preventivo, que seja capaz de antecipar possíveis problemas para tornar a tomada de decisões mais controlada e dirigida.

(condensado de Neoway)