fundo estruturado

Fundo desenvolvido para financiar determinados projetos, entre eles: imobiliários, florestais, de participação em empresas e direitos creditórios (recebíveis). 

Busca ativos que garantam retornos acima de suas metas atuariais. Os investimentos em fundos estruturados têm caráter típico de longo prazo. 

enin. Como uma de suas principais características, os fundos estruturados aproximam o investidor do do mundo real, seja comprando imóveis, investindo diretamente em empresas, adquirindo florestas ou comprando recebíveis de uma cadeia produtiva.  

São empreendimentos que necessitam de um período para implantação, maturação e, posteriormente, monetização e encerramento do ciclo.  

Mesmo nos casos em que se tem monetização ao longo de todo esse período, o horizonte de investimento pode variar de 48 meses a 20 anos.  Por isso, como em qualquer outro tipo de investimento, é necessário que antes de investir se faça uma análise profunda do tipo de investimento e dos ativos que integram as carteiras. 

Para investir em fundos estruturados é essencial que o investidor entenda o produto. O sucesso de um fundo estruturado, como bem diz o nome, dependerá da qualidade de sua estrutura, o que inclui: a capacidade dos participantes, a amarração das garantias, a precificação dos ativos, a governança e as diligências necessárias. 

O investidor precisa entender integralmente o que está comprando e como o investimento poderá lhe gerar renda, valorização e a remuneração esperada. 

(Fonte: jornal Valor Econômico )

Gostou dessa explicação?

Sim
Não