Logomarca

Enciclopédia de Finanças

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

forward guidance

 orientação futura ou prescrição futura 

 Mecanismo que permite aos bancos centrais ajustar o caminho desejado para o futuro da política monetária de um país. 

 O objetivo deste recurso é influenciar a decisão financeira de investidores, companhias e até mesmo famílias, por meio da divulgação da taxa de juros prevista para o mês, trimestre ou ano, por exemplo. 

 Inicialmente, ele foi criado como uma ferramenta extra para auxílio na política monetária para quando as taxas básicas de juros de curto prazo estão perto do zero. 

 Este mecanismo é constantemente utilizado para combater os efeitos de crises econômicas enfrentadas na história. Justamente épocas em que o cenário inflacionário não era dos mais otimistas. 

enfin:  O Forward Guidance pode ser encarado de duas formas:

  1. A primeira é como um tipo de promessa pública feita pelo governo acerca de ações a serem tomadas no futuro pelo Comitê de Política Monetária. 
  2. Já a segunda é como uma simples previsão macroeconômica, seguida de possíveis ações de política monetária para contornar efeitos indesejáveis.  

Porém, esta ferramenta já foi (e ainda é) utilizada também pelo Banco Central norte-americano (Fed) e pelos Bancos Centrais da Inglaterra, Japão e Europa. A ideia é justamente influenciar o mercado. O país comunica o intuito de manter as taxas de juros baixas a fim de melhorar a oferta de crédito e, com isso, estimular o crescimento da economia. 

(condensado de trabalho de Tiago Reis para a Suno)