Fannie Mae e Freddie Mac

  Fannie Mae - Federal National Mortgage Association

Freddie Mac (Federal Home Loan Mortgage Corporation)

Ou associação federal de hipotecas, são as empresas  líderes do mercado secundário de hipotecas dos Estados Unidos.

Elas se dedicam a dar liquidez aos geradores de hipotecas, de modo que as empresas de crédito imobiliário, os bancos comerciais e os agentes financeiros públicos do setor habitacional possam financiar os adquirentes da casa própria. 

As duas empresas revendem os empréstimos imobiliários feitos pelos bancos, em forma de títulos, e repassam os recursos às instituições financeiras de forma que estas possam emprestá-los aos mutuários. Em suma, isso realimenta o mercado de financiamento da casa própria.  

As empresas estão sob intervenção do governo dos Estados Unidos desde Setembro de 2008. Até então, a Fannie Mae e a Freddie Mac possuíam ou garantiam aproximadamente a metade do mercado de hipotecas dos EUA, que totalizava US$12 trilhões. A causa da intervenção é que as empresas adquiriram muitos ativos podres, baseando-se em empréstimos imobiliários de risco e com chances mais altas de inadimplência.  

Por essa razão, as duas empresas foram particularmente afetadas pela crise que atingiu o mercado habitacional, a partir de 2007, chegando à beira da insolvência. 



Gostou dessa explicação?

Sim
Não