clearing house

câmara de compensação

Designa instituições que prestam serviços de compensação e liquidação de operações realizadas em bolsas e mercados organizados.

enfin. São instituições responsáveis pelo cálculo das obrigações dos participantes do mercado para a liquidação de suas operações, por meio da troca de ativos por seus respectivos valores financeiros, podendo também ser responsáveis pela transferência dos títulos e crédito dos saldos a seus participantes.

Exigem de seus membros a apresentação de garantias para transações de carteira própria e de seus clientes, em operações com contratos futuros e de opções.

Representam a contraparte em todas as operações em mercados futuros (compradora perante os vendedores e vendedora perante os compradores).

As principais clearing houses nos mercados internacionais são:

  • London Clearing House LCH Clearnet: presta serviços aos mercados de petróleo à Euronext.liffe, à London Metal Exchange e a Derivatives Clearing Organization, entre outras centrais de negociação;
  • The Depository Trust Company (ou Fedwire): reconhecida como a maior empresa de clearing do mundo, presta serviços aos negócios com títulos e valores mobiliários nos Estados Unidos;
  • Euroclear: baseada em Bruxelas, na Bélgica, presta serviços de clearing em toda a Europa;
  • Clearstream:baseada no Luxemburgo, presta serviços de clearing à Deutsche Borse de Frankfurt.

Veja também:

Gostou dessa explicação?

Sim
Não