certificação de funcionários

A ANBIMA é a principal entidade certificadora dos profissionais do mercado financeiro brasileiro. 

O Programa de Certificação Continuada da ANBID tem por finalidade promover o aumento da capacitação dos profissionais do mercado de capitais que têm contato, presencial ou distância, com os investidores na comercialização de produtos de investimento.

São oferecidas quatro certificações:

  • Certificação Profissional ANBID - Série 10 (CPA-10): Destina-se aos profissionais alocados em agências bancárias que têm contato direto - presencial ou à distância - com clientes na comercialização de produtos de investimento. É também direcionada aos profissionais das Cooperativas de Crédito que necessitam ser certificados para desempenhar suas atividades.
  • Certificação Profissional ANBID - Série 20 (CPA-20): Destina-se aos profissionais que tenham contato - presencial ou à distância - com os Investidores Qualificados na comercialização de produtos de investimento. O profissional deve demonstrar conhecer as características dos produtos de investimento, bem como de derivativos que sejam ofertados aos investidores, incluindo os principais fatores de risco, bem como os instrumentos que possam vir a ser utilizados para administrá-los.
  • Certificação de Gestores ANBID - CGA: destina-se a certificar o profissional que desempenha atividade de gestão remunerada de recursos de terceiros, possuindo poderes para tomar decisões de investimento. A atividade de gestão pode ser realizada via veículos coletivos de investimento como fundos e clubes de investimento; ou individualmente como carteiras administradas.
  • Certificação Especialista de Investimento - CEI: O especialista de investimentos é o profissional que assessora decisões de investimento, atuando em agências bancárias ou plataformas de atendimento a clientes. Atua junto a clientes, potenciais investidores e a gerentes. O especialista faz suas recomendações de investimento em função do "perfil do investidor" e suitability, e não apenas segundo a sua demanda por um produto específico. Este profissional analisa tanto os cenários econômicos como as alternativas de alocação em determinado produto de investimento ou carteiras, justificando as suas escolhas. Além disso, explica aos investidores a performance de determinado investimento em função do desempenho do mercado.

Gostou dessa explicação?

Sim
Não