cadastro positivo

  1. Documento que reúne informações de adimplemento (cumprimento voluntário de devedor) para formação do histórico de pagamentos de pessoas físicas e jurídicas. O objetivo é permitir que os concedentes de crédito tenham acesso a uma base de dados mais completa e segura, permitindo-lhes uma melhor avaliação de riscos ao ofertar crédito para empresas e cidadãos. Atualmente no Brasil os ofertantes de crédito têm acesso apenas às informações negativas de crédito, que oferecem visão limitada e incompleta do risco do potencial tomador de crédito. 
  2. Criação de um banco de dados cadastrais de clientes bons pagadores em operações de crédito com instituições financeiras. Busca reduzir os juros bancários em operações de crédito, reduzindo a possibilidade de calote.

enfin. Teoricamente, o cadastro positivo resulta no aumento da capacidade real de crédito por parte dos consumidores.

A matéria é controversa, já que entidades de proteção ao consumidor entendem que o cadastro positivo é uma invasão de privacidade, quando expõe o histórico de pagamentos das pessoas.

 Reúne informações de adimplemento para formação do histórico de pagamentos de pessoas físicas e jurídicas. 

É administrado por pessoas jurídicas denominadas Gestores de Bancos de Dados (GBD). 

O objetivo é permitir que os concedentes de crédito tenham acesso a mais uma fonte de dados segura para avaliar os riscos ao ofertar crédito para empresas e cidadãos.

Gostou dessa explicação?

Sim
Não