BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento

Instituição financeira internacional com sede em Washington, EUA, executa programas de desenvolvimento nos países do continente americano.Utiliza recursos próprios, fundos levantados nos mercados financeiros e outros recursos disponíveis, para:

  • financiar governos dos países membros;
  • suplementar investimentos empresariais quando capitais privados não estão disponíveis;
  • fornecer assistência técnica para a preparação, financiamento e implementação de planos e projetos de desenvolvimento.

enfin. A máxima autoridade do Banco é a Assembléia de Governadores, na qual estão representados todos os países membros, geralmente através de seus ministros da economia ou de finanças, ou por presidentes dos bancos centrais.

A Assembléia de Governadores reúne-se uma vez por ano e delega poderes à Diretoria Executiva, responsável pelas atividades operacionais da instituição e comandada pelo Presidente do Banco. As operações do BID enfatizaram, no passado, os setores de produção agrícola e manufatureira; de infra-estrutura física, como energia e transportes; e os setores sociais, incluindo saúde, educação, desenvolvimento urbano e ambiental.

Atualmente, o Banco tem priorizado projetos para a redução da pobreza e a promoção da eqüidade social, modernização do Estado, integração regional e meio ambiente.

Além dos recursos do capital ordinário, o Banco possui também um Fundo de Operações Especiais (FOE), que oferece empréstimos concessionais para países de menor desenvolvimento relativo.

Em 1995, o BID instituiu uma "janela" que permite a concessão de empréstimos diretamente ao setor privado, sem garantias governamentais.

O Brasil é membro do BID desde sua criação e possui 11,07% do capital ordinário e do poder de voto do organismo.

O Brasil é um dos maiores tomadores de recursos do BID e os projetos financiados pelo Banco concentram-se atualmente nos setores de reforma e modernização do Estado e redução da pobreza.

O Governador do Brasil no BID é o Ministro do Planejamento e Orçamento e o País possui um Diretor-Executivo e um Suplente, residentes no país-sede do organismo.

O BID mantém um escritório permanente no Brasil, em Brasília

Gostou dessa explicação?

Sim
Não