auditoria independente

Exame analítico da escrituração contábil de uma empresa, realizada de forma independente, sem nenhum vínculo permanente com a empresa.

Esta avaliação busca dar maior credibilidade às informações divulgadas, bem como maior segurança para os usuários das mesmas.

O auditor deve elaborar os seguintes documentos:

  • relatório de auditoria sobre as demonstrações financeiras examinadas, opinando sobre sua adequação aos princípios fundamentais de contabilidade,
  • relatório circunstanciado a respeito do cumprimento de normas operacionais estabelecidas em lei e dispositivos regulamentares, evidenciando as irregularidades encontradas.

Seu relatório se baseia nos registros contábeis e operacionais, em documentos de terceiros (bancos e fornecedores) e normas e procedimentos de controle interno da empresa.

Para fins de registro como Auditor Independente - Pessoa Física, e de cadastro como Responsável Técnico de Auditor Independente – Pessoa Jurídica, na CVM, deve o interessado apresentar a certidão válida de aprovação no Exame de Qualificação Técnica estabelecido pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Os auditores independentes passam por processo de rodízio a cada cinco anos.

Gostou dessa explicação?

Sim
Não