ANDIMA
Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro.
Entidade civil sem fins lucrativos que reúne instituições financeiras, incluindo bancos comerciais, múltiplos e de investimento, corretoras e distribuidoras de valores, e administradores de recursos.
Além de ser instrumento de representação do setor financeiro, a ANDIMA é também uma prestadora de serviços, oferecendo suporte técnico e operacional às instituições, fomentando novos mercados e trabalhando pelo desenvolvimento do Sistema Financeiro Nacional.
enfin: A ANDIMA foi criada em 1971, e sempre atuou em conjunto com os protagonistas do mercado financeiro brasileiro.
De um lado, as autoridades da área econômica, representadas pelo Banco Central. De outro, as instituições e demais associações da área financeira.
A primeira parceria resultou, em 1979, na criação do SELIC - Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um dos mais modernos e sofisticados sistemas eletrônicos de negociação de títulos públicos do mundo.
A segunda parceria deu origem, em 1986, à CETIP, entidade de padrão internacional voltada à negociação de títulos privados.
Ambos os sistemas garantem segurança, transparência e agilidade às operações financeiras realizadas no Brasil, substituindo títulos e cheques por registros eletrônicos controlados por terminais de computador.
O sucesso obtido com o SELIC e a CETIP motivou a criação, em 1997, da RTM - Rede de Telecomunicações para o Mercado, uma rede de tecnologia multimídia que interliga mais de 500 instituições financeiras e provedores de informações, via canais exclusivos de fibra ótica, pelos quais trafegam dados, voz e imagens em alta velocidade.
Em 2003, após uma reformulação do Estatuto da Associação, ficou determinado que a antiga denominação (Associação das Instituições do Mercado Aberto) fosse substituída pelo nome atual, Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro, com a manutenção da sigla ANDIMA.
NOTA: em outubro de 2009, a Andima fundiu-se com a Anbid, para formar a ANBIMA.