analista de investimentos

Profissional que realiza análises relacionadas às atividades que envolvem a captação e aplicação de recursos no mercado financeiro, visando a maximização de rentabilidade, bem como assegurando liquidez e segurança nas operações.

Normalmente é um funcionário de banco, sociedade correetora, administradora de investimentos ou fundo mútuo, que estuda as companhias com títulos negociados e produz recomendações de compra e venda desses títulos.

Quase sempre, especializa-se em determinado setor ou em determinada companhia.

O analista utiliza-se de uma grande variedade de técnicas para pesquisar e fazer recomendações de investimentos que orientam o processo de decisão dos investidores.

Pode ser analista fundamentalista ou analista técnico.

O analista fundamentalista tem, em sua área de atuação, as atividades como:

  • análise de renda fixa e variável, portfólios e riscos financeiros,fusão e aquisição, aquisições e fusões de empresas;
  • aspectos quantitativos, qualitativos das empresas de capital aberto, listadas na bolsa e na busca de oportunidades consistentes de investimento;
  • projeções de fluxo de caixa e indicadores.

O analista técnico concentra sua atividade na avaliação das tendências de mercado a partir do comportamento dos preços, avaliando a previsão da direção dos preços através do estudo de dados de mercado do passado, principalmente preço e volume.

Para ele, os preços já refletem todas as tendências. 

Através de gráficos, os analistas técnicos procuram identificar padrões de preços e tendências de mercado nos mercados financeiros e tentam explorar esses padrões.

Gostou dessa explicação?

Sim
Não